Escola de Música Paulo Santana
 
 
 
Escola de Música Paulo Santana   Escola de Música Paulo Santana   Escola de Música Paulo Santana   Paulo Santana     Paulo Santana   Paulo Santana  
   FALE CONOSCO  
Escola de Música Paulo Santana   Escola de Música Paulo Santana  
 
HOME PAULO SANTANA CURSOS ESTRUTURA DICAS PRODUTOS MULTIMÍDIA CONTATO
Untitled Document
 
   
Instrumentos Inusitados
 
A Maior Viola Do Mundo
 
Paulo Santana é o único musico a tocar a maior viola do mundo!
 
Essa viola gigante, feita por João Spósito Neto, conhecido por "João Viola", entará para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a maior viola do mundo. Atualmente, ela já ocupa o posto de maior viola no ranking do Guinness Book brasileiro, com 5,15 m de altura, 1,61 m de largura e 34 cm de profundidade. Ela é feita com cedro cacheta e virola e pesa 70 kg. Suas cordas são importadas da Alemanha, confeccionadas por uma fábrica de pianos. O valor da fabricação da maior viola do mundo é de R$ 27.000,00.
 
Autodidata em violas, Paulo Santana não tem dificuldades para tocar tal instrumento gigante e explica: "Ao invés de um dedo em cada corda, toco com a mão em cada corda". Tocando a viola gigante, Paulo Santana já tirou dela vários estilos de música: da Música Caipira ao Jazz, assim como já esteve em vários eventos e programas de televisão, como o talk show "Programa do Jô", o qual veio a ser reprisado, em virtude do alto índice de audiência.
 
 
A Menor Viola do Mundo
 
CD Instrumental com um toque especial
 
Em seu CD Instrumental - VIOLA MUNDI, Paulo Santana, além de usar cinco tipos de violas diferentes, ainda conta com uma sexta viola em especial.
 
Esta sexta viola, considerada a menor viola do mundo, com um comprimento de 68 cm; largura da lateral 6,7cm; largura do bojo 19,5 cm; escala 430 mm; peso 720 g; afinação em Fá Maior e Sol Maior, foi também feita por João Spósito Neto (João Viola), construtor da maior viola do mundo. "O som desta mini-viola é de uma qualidade impressionante e, tocada por Paulo Santana, torna-se ainda melhor", dizem músicos, amigos e fãs de Paulo Santana.
 
 
O Maior Cavaquinho do Mundo
 

Paulo Santana mais uma vez impressiona a todos com o seu talento. Além de ser autodidata em vários instrumentos de corda, ele ainda consegue tocar instrumentos feitos em tamanhos distintos, como no caso da maior e da menor viola do mundo. Além destas, toca também o "maior cavaquinho do mundo" com altura de 3,15 m, largura do bojo de 1,20 m, profundidade de 23 cm, peso de aproximadamente 30 kg. Instrumento este também feito por João Viola.

 
Hoje, Paulo Santana não toca mais esses instrumentos. Eles estão expostos em museus como, por exemplo, o museu Tião Carreiro em SP, que hospeda a maior viola do mundo.
 
 
  Quem é Paulo Santana  
  Biografia  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua: Mathias de Albuquerque, 350 - Zona 3
  (próximo à Santa Casa - entre as ruas Néo Alves Martins e Marcílio Dias) Escola de Música Paulo Santana